Este ano a TVI lançou um novo meio de votação. Agora é possivel votar pelo Facebook, pelo telefone e através do site da TVI.

Tanto os votos pelo Facebook como os por telefone são ambos pagos apenas o voto no site da TVI é gratuito, mas será que ele conta? Segundo o Rudolf Gruner todos contam apenas têm ponderações diferentes.

O director-geral da Media Capital Digital disse à revista Notícias TV “O utilizador que queira votar no Facebook tem de fazer um carregamento por visa, paypal ou o sistema que preferir, e depois pode usar esse valor para comprar ovelhas no Farmville ou votar nos concorrentes. Um voto custa nove créditos de Facebook, cada crédito custa 10 cêntimos de dólar”,  no entanto garantiu que os votos não valem todos o mesmo mas não quis revelar os pesos “Obviamente que nós não revelamos isso, mas a fórmula de apuramento dos concorrentes que são eliminados não considera o voto online da mesma forma que um voto pago por telefone. Tem um coeficiente de valorização diferente.” e acrescentou ainda “Não faria sentido as pessoas pagarem por telefone ou Facbook, cerca de 70 cêntimos, e na internet ser gratuito e tudo contar a mesma coisa- esses votos que são pagos têm uma contabilização muito superior aos outros. É uma fórmula que nós não revelamos”.

Serei só eu a achar estranho haver tanto secretismo sobre quanto vale cada voto. Sempre achei que a TVI não contabilizava os votos grátis pelo seu site até porque tirando este ano sempre foi bastante fácil uma pessoa votar 4 ou 5 mil vezes utilizando para isso certo programas informáticos.

Eu não sei quanto vale cada voto uma coisa é certa o programa é um espetáculo, vamos sempre ouvir falar em manipulações mas no fim vamos todos continuar a ver :)